QUESTÕES MAIS FREQUENTES

ALERTAS IMPORTANTES:

  • A Tomada Inteligente não pode ser utilizada para monitorizar ou controlar o carregamento de veículos elétricos.

  • Os dispositivos que compõem o seu kit Cloogy estão emparelhados por defeito. Nunca clique no botão "Emparelhar" de nenhum dos dispositivos do seu kit Cloogy.

  • A Virtual Power Solutions não se responsabiliza por eventuais danos em equipamentos ligados a qualquer componente dos kits Cloogy.

Sobre o Cloogy
Instalação
Aplicação móvel
Resolução de anomalias
Sobre o Cloogy

O que é o Cloogy?

O Cloogy é uma solução de gestão energética que lhe permite monitorizar o consumo total da sua casa ou da sua empresa ou a produção, por exemplo, de energia fotovoltaica. Poderá ainda monitorizar o consumo específico de um determinado equipamento, e controlá-lo remotamente, através de uma Tomada Inteligente.

O Cloogy é compatível com outros equipamentos?

Sim, o Cloogy usa como protocolo de comunicação Zigbee Home Automation permitindo associar outros equipamentos que utilizem este protocolo. Consulte a Lista de Equipamentos Compatíveis já testados e quais os que estão em período de testes.

Qual a corrente máxima que os componentes do kit Cloogy suportam?

A Tomada Inteligente suporta uma corrente de até 13A (Ampères). O sensor efetua medições até um valor máximo de corrente de 60A (Ampères). Consulte também a questão O sensor é compatível com todos os quadros elétricos?

Instalação

O que preciso de ter para ligar um Cloogy?

Para ligar um Cloogy necessita de ter uma ligação fixa à internet e uma porta Ethernet livre. O sistema Cloogy não suporta internet 3G por banda móvel.

É necessário um eletricista certificado para instalar o Cloogy?

Não, o Cloogy foi concebido para que qualquer pessoa o consiga instalar, se seguir as instruções apresentadas. No entanto, se surgirem dúvidas, deve contactar o nosso Serviço de Apoio ao Cliente.

O Cloogy pode ser instalado em quadros trifásicos?

O Cloogy pode ser utilizado numa instalação monofásica ou trifásica, contudo o kit apenas vem preparado para instalações monofásicas. No caso de uma instalação trifásica deverá contactar-nos para adquirir 2 sensores adicionais.

O sensor é compatível com todos os quadros elétricos?

O sensor incluído no seu kit Cloogy efetua medições até um valor máximo de corrente de 60A (Ampères), valor considerado suficiente para a maioria dos quadros domésticos. No entanto, caso necessite de medir uma maior intensidade de corrente pode contactar o nosso Serviço de Apoio ao Cliente. Indicando-nos qual o valor que se encontra no disjuntor de corte do quadro elétrico com a unidade de A, procederemos de imediato ao envio do sensor compatível.

Aplicação móvel

Onde posso descarregar a aplicação móvel do Cloogy?

A aplicação Cloogy está disponível para iOS, Android e Windows nas respetivas lojas. Aqui poderá descarregar a aplicação correspondente ao sistema operativo que utiliza.

Que funcionalidades estão disponíveis na aplicação Cloogy?

A utilização da aplicação Cloogy permite-lhe aceder aos seus dados de consumo através do seu smartphone ou tablet em qualquer lugar e a qualquer hora. As principais funcionalidades disponibilizadas pela aplicação são: monitorização dos seus consumos (históricos e em tempo real), consulta dos seus indicadores de consumo (performance, média diária, previsões, entre outros) e da sua pegada ecológica, controlo e agendamento dos períodos de funcionamento dos seus equipamentos eléctricos (ligue e desligue os seus equipamentos à distância).

Resolução de anomalias

Não consigo ativar o meu Kit Cloogy.

Contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente.

Não tenho dados no meu Cloogy.

Reinicie todos os componentes do sistema. No caso dos equipamentos alimentados a baterias, remova e volte a colocar as baterias nos mesmos. Para os outros, remova e volte a colocar a alimentação dos mesmos (incluindo a Tomada Inteligente). Se o Cloogy já estiver a ser utilizado há algum tempo, pode ter de trocar as pilhas do transmissor (consulte o indicador de bateria presente no Portal ou na aplicação). Se mesmo assim após esta operação os problemas persistirem contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente.

O Transmissor está a comunicar corretamente com o Concentrador?

Entre no Portal Cloogy, clique em Eletricidade e posteriormente no separador "Agora". Após alguns segundos deverá ter dados disponíveis. Se tal não acontecer, reinicie o Transmissor (retire as pilhas, aguarde 5 segundos e volte a colocá-las). Após 3 minutos os dados deverão surgir no separador "Agora".

Já segui os passos indicados no ponto anterior e continuo sem dados.

Aproxime o Transmissor do Concentrador ou coloque um Tomada Inteligente num ponto intermédio entre estes dois componentes. Se nenhum destes procedimentos resolver a situação contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente.

No Portal Cloogy, nas Definições, os símbolos que indicam que os dispositivos estão a comunicar entre si não estão a verde.

Se tem dados no separador "Agora" ou em qualquer outro separador significa que os dispositivos estão a comunicar. No prazo máximo de 24 horas os símbolos deverão estar a verde.

Comparei o consumo indicado pelo Cloogy com o do contador oficial do fornecedor de eletricidade e os valores não coincidem.

Verifique se o consumo que observou no contador oficial se refere ao mesmo período de tempo do valor indicado pelo seu Cloogy. Verifique ainda que instalou o sensor no ramal principal da sua instalação. O contador oficial é um medidor de potência e energia, o Cloogy baseia as suas informações na medida da intensidade da corrente pelo sensor. Por este motivo, o Cloogy faz algumas assunções para a estimativa da potência consumida que poderão por vezes não corresponder à realidade, considerando uma tensão constante de 230V.

Se a questão que pretende ver esclarecida não estiver incluída nesta lista de Questões Mais Frequentes, por favor contacte o nosso Serviço de Apoio ao Cliente.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Contactos

Virtual Power Solutions

© 2012-2020. Todos os direitos reservados. Termos e Condições